Booking.com

Cristalina Goias

Pedra Chapéu de Sol

Olá amigos viajantes,vamos falar um pouco da beleza do cerrado Goiano,principalmente da região de Cristalina no estado de Goias.Cristalina está a 120 Km de Brasília,a 192 Km de Caldas Novas,fica no encontro de duas importantes rodovias do Brasil a Br 040 e Br 050.




Pedra Chapéu de Sol

A imagem acima é da pedra chapéu de sol,que recentemente foi eleita uma das 7 maravilhas do estado de Goiás,sem dúvida uma formação geológica incrível e,que intriga vários estudiosos e místicos que visitam essa maravilha.Turistas de vários cantos do mundo vem a Cristalina visitar a pedra,como essas turistas da Colômbia.Cristalina é hoje segundo o IBGE o maior produtor de batata,o maior de alho,o terceiro de tomate,e,o segundo maior pib agrícola do país,a maior área irrigada da America Latina,por isso suas paisagens são um misto de cerrado e plantações com seus pivôs de irrigação.


Pivô de irrigação em Cristalina
O cerrado seco,que é predominante no mês de setembro de uma cor acinzentada,se vê ao longe o amarelo dos ipês,essa foto foi tirada no centro da cidade.

Ipê na praça da prefeitura

Vista da BR 040
Em alguns lugares os cristais afloram da terra e qualquer pessoa pode garimpar.

Cristal

Cristalina tem igreja e casas antigas,vale a pena conhecer,foto da matriz de São Sebastião

Matriz de São Sebastião

Matriz de São Sebastião
As cachoeiras são varias,algumas recebem visitantes de varias partes do país.


Balneário das Lajes

Cachoeira do arrojado
O clima é chuvoso de outubro a abril e seco nos outros meses do ano,à partir desse ano vai ser formado um lago pelo represamento do rio São Marcos na divisa com minas gerais,já existem vários condomínios sendo construídos.Em maio e junho a temperatura chega perto dos 5 graus,mas a sensação térmica é pior pois venta muito,a fauna e flora do cerrado em Cristalina,ainda é visível em alguns lugares,vale a pena visitar a cidade,existem vários hotéis,inclusive com passeios por reservas ecológicas e cachoeiras.Esse blog faz parte da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem),comente este post,sua opinião é muito importante para  nós.

Siga no twitter @viagsemfrescura
Siga no facebook




Booking.com

Comentários

  1. Que lindo esse lugar,e pertinho de Brasilia vou visitar esse final de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Colga, tudo bem? Passei para uma visita e lhe convido a fazer o mesmo na http://www.naprovence.com
    Se a troca de links lhe interessa é so me avisar. Seria um prazer contar com você no nosso blogroll: http://www.naprovence.com/contato/links/
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. É nossa Cristalina Luciano

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano!! Deu uma vontade louca de conhecer a sua cidade,é linda! bjus Valquíria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha mesmo você vai adorar,e qualquer coisa entre em contato comigo que te indico alguns lugares

      Excluir
  5. Oi como são as festas nas férias ai em cristalina

    ResponderExcluir
  6. Tem algumas choperias que fazem shows ao vivo,muitos barzinhos e boate

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite. Se bem me lembro, fui em Cristalina umas três vezes ainda em 1980. Quando voltei lá o ano passado vi outra cidade. Aproveitando essa oportunidade, desejo saber se posso copiar suas fotos para meu álbum. Grato

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Estarei de férias em novembro e estou com a 'agenda' quase lotada, rs! Só falta programar o que eu e minha namorada faremos no dia 15/11 à 18/11! Será no feriado prolongado, então gostaria de saber como é a cidade em epoca de feriado? É muito agitada? Muitas opções para ir? No post está dizendo que o período chuvoso é a partir de outubro, então não compensa ir em Novembro? Moramos em Goiânia, compensa os 287 Km? Desde já, agradeço e parabéns pelo post! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mábio,obrigado pela visita...No mês de novembro chove,mas não é tanto,você pode vir sim,inclusive se você gostar,você vai conhecer muitas cachoeiras e geralmente tem muitas festas, a vida noturna é um pouco agitada nos feriados prolongados,pois o pessoal que mora fora para estudar,vem passar o final de semana com a família,indicações para curtir? no fim da tarde na praça central tem a CASA DA VIZINHA e à noite geralmente tem shows ao vivo na choperia SENSATION,e mais tem um amigo que esta abrindo uma agência para levar os visitantes nas trilhas e cachoeiras,quando estiver aqui me dê um alô que te passo o contato,até mais!!

      Excluir
    2. Muito legal, gosto muito de natureza, mas não gosto de ficar em um lugar sem nenhuma estrutura para o turista a noite.
      Só mais uma coisa, você sugere alguma opção de hotel com boa relação custo x benefício?
      Agradeço a presteza e velocidade na resposta! Até mais!

      Excluir
    3. Olha só,existem muitas opções de hospedagem,mas eu acho que você deve ficar em hotel no centro da cidade,pois seria mais fácil de sair para as festas à noite,te indico o Cristal Palace bem na praça,próximo a muitos bares e churrascarias.

      Excluir
  9. Senti falta da indicação de locais para ficar, principalmente de pousadas perto das cachoeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,as cachoeiras são na zona rural e os hoteis não são muito próximos,basicamente os hotéis estão na cidade,e todos são de fácil acesso.

      Excluir
  10. Adorei saber um pouco sobre Cristalina,vou mostrar pro meu filho que ama cidades assim com cachoeiras,trilhas etc.....
    Voltarei para ler outros posts sobre as belezas do nosso país que vc apresenta no blog
    Parabens e sucesso.
    .

    ResponderExcluir
  11. pensando em ir com a familia sem gastar muito....ha pousadas na cidade? vcs sabem a faixa de preço da diaria? fora as cachoeiras ha outras atrações por ai?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,existe muitos hotéis,e poucas pousadas,existe uma reserva particular do cerrado,as cachoeiras,formações rochosas,lojas de pedras,garimpos e vários barsinhos pela cidade.A prefeitura tem um centro de informações turísticas bem na praça principal da cidade,lá você deve encontrar guias para te levar a esses lugares.

      Excluir
  12. Oi gostaria de conhecer cristalina principalmente a cachoeira ainda existe contaminação do esgoto nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na cachoeira do arrojado infelizmente sim,mas na cachoeira da praia das lajes tem infraestrutura e é bem limpa,além de ser linda.

      Excluir
    2. Na cachoeira do arrojado infelizmente sim,mas na cachoeira da praia das lajes tem infraestrutura e é bem limpa,além de ser linda.

      Excluir

Postar um comentário

Logo o seu comentário estará disponível.